MITOS E VERDADES SOBRE CÂNCER DE PELE
O verão está chegando! E a estação mais quente do ano também o período com maior número de registros de novos casos de Câncer de Pele no Brasil, devido a maior exposição aos raios UV-A e UV-B. Por este motivo, preparamos uma lista de mitos e verdades sobre a modalidade de Câncer mais comum no Brasil.
PROTETOR SOLAR SÓ É NECESSÁRIO EM DIA ENSOLARADO: MITO
Mesmo nos dias nublados há emissão de raios UV-A e UV-B que danificam as células no longo prazo. Por isso, tome cuidado e use óculos escuros, chapéus e, é claro, filtro solar.
CREME BRONZEADOR AUMENTA O RISCO DE CÂNCER DE PELE: VERDADE
Mesmo os Cremes Bronzeadores mais modernos possuem baixo fator de proteção solar. Outro motivo é que, quando usado sobre o protetor solar, impede que os raios solares sejam filtrados.
QUANTO MAIOR O FATOR DE PROTEÇÃO SOLAR, MELHOR O PROTETOR: MITO
O protetor solar de FPS 30 oferece quase 96% de proteção. O protetor FPS 50, protege 98% e o protetor FPS 100, 99%. Se o protetor de fator 30 for aplicado corretamente, oferece proteção suficiente à exposição solar.
NA SOMBRA NÃO É PRECISO USAR FILTRO SOLAR: MITO.
Mesmo na sombra é preciso passar o protetor solar, pois não estamos livres dos raios ultravioletas, que são imperceptíveis ao olho humano.
EXISTEM FORMAS SEGURAS DE BRONZEAMENTO ARTIFICIAL: MITO
Além de proibida no Brasil, a prática de Bronzeamento artificial é nociva à saúde! A máquina de bronzeamento utiliza lâmpadas de raios ultravioleta, que apesar de não causarem queimaduras, podem provocar alterações nas células produtoras do pigmento da pele.
DEPILAÇÃO A LASER CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DE CÂNCER DE PELE: MITO
A intensidade do laser da depilação não causa nenhuma modificação no DNA das células.
EXISTE EXPOSIÇÃO AO SOL 100% SEGURA: MITO
É preciso evitar excessos e sempre tomar sol com moderação.
OS MELHORES HORÁRIOS PARA SE EXPOR AO SOL SÃO ANTES DAS 10H E DEPOIS DAS 16H: VERDADE.
É preciso cuidar a exposição ao sol entre as 10h-16h. Esse é o período em que ocorre a maior incidência de raios UVA e UVB, os causadores do câncer de pele.