Eco: (51) 3415-8800 | Tomo: (51) 3415-7700 | contato@ecoetomo.com.br
Resultados: Acesso paciente   Acesso médico

Entendendo a Cintilografia e Endocrinologia


Afinal, o que é a Cintilografia? Nós vamos explicar mais sobre esse exame e sua atuação na detecção de problemas endocrinológicos, que estão ligados diretamente à produção de hormônios para o nosso corpo.

O que é Endocrinologia?
A endocrinologia visa reconhecer e tratar problemas com nossos hormônios e restabelecer o equilíbrio do nosso organismo. Algumas doenças comumente diagnosticadas a partir dessa área médica são a obesidade, osteoporose, distúrbios da puberdade e distúrbios menstruais.

O que é e como funciona o exame de cintilografia?
Esse exame faz parte da medicina nuclear, que faz uso de doses mínimas de substâncias radioativas no diagnóstico de diferentes patologias.
Ele é realizado a partir da aplicação intravenosa ou oral do radiofármaco no paciente. A partir dele, é possível estudar diferentes órgãos e tecidos do corpo humano, como o coração, o cérebro, rins, ossos, pulmões e muitos outros.
Após ter a substância no organismo, o paciente é conduzido ao equipamento que realiza as imagens, essas que podem identificar até mesmo tumores bem pequenos.

Quais são as doenças mais comuns identificadas a partir da cintilografia?
Existem vários tipos de cintilografias, que podem ser indicadas por diversos fatores, como por exemplo, os distúrbios com a Tireoide, que é uma glândula localizada no pescoço, responsável por regular o funcionamento do nosso organismo.
Este exame é um importante diagnóstico, pois confirma alterações e tem grande potencial para detectar nódulos.
Além disso, com ele é possível fazer a avaliação funcional do hipo e hipertireoidismo, hiperparatireoidismo, diabetes, síndrome plurimetabólica entre outras.

Quando procurar um endocrinologista?
Quando surgirem sintomas como, perda e ganho de peso sem causas aparentes, ou qualquer outro problema relacionado com o metabolismo do seu corpo. E ainda, quando houver o diagnóstico de doenças ou alterações do colesterol e triglicerídeos.