PRINCIPAIS EXAMES PRÉ-CÂNCER DE PRÓSTATA
Diferentemente de outras doenças, o Câncer de Próstata não possui um exame único para o diagnóstico preciso, ou seja, são necessários um conjunto de exames para o diagnóstico. São eles: O Exame de PSA, de Toque Retal, Eco da Próstata via Abdominal, Eco do Aparelho Urinário e a Ressonância Magnética Multiparametrica da Próstata. Agora, vamos explicar cada um deles.
PSA
O exame do Antígeno Prostático Específico (PSA - na sigla em inglês) mede qualquer alteração nas substâncias produzidas pela próstata. Este exame não detecta o câncer em si, mas contribui para seu diagnóstico - principalmente na fase inicial.
Toque retal
Este exame não causa dor, nem desconforto e dura apenas alguns segundos. O toque permite ao médico determinar se existe alguma alteração anatômica da próstata, por exemplo, aumento de tamanho.
Ecografia da Próstata via Abdominal
Exame de Ultrassonografia, realizado através do abdômen, que serve para avaliar o tamanho e o volume da Próstata, identificando a existência de lesões, nódulos ou tumores.
Ecografia do Aparelho Urinário
Exame de ultrassonografia para visuzalização dos rins, os ureteres, a uretra, a bexiga e a próstata - nos homens. É o principal exame para diagnósticos de cálculos (pedras) renais, cistos renais e doenças que envolvem o aparelho urinário - incluindo alterações causadas pela incidência de Câncer de Próstata.
Ressonância Magnética Multiparametrica da Próstata
As imagens geradas através do contraste, oferecem melhor visualização dos nódulos suspeitos e melhor avaliação anatômica da Próstata. Também é o exame que melhor oferece condições de planejamento e preparação para a biópsia e coleta de materiais da próstata.