CONHEÇA OS PRINCIPAIS EXAMES PARA O DIAGNÓSTICO DO CÂNCER DE MAMA
Diversos exames podem ajudar na investigação do câncer de mama ‒ neoplasia que mais acomete mulheres no Brasil e no mundo.
Eles colaboram para que seja feito um diagnóstico rápido e preciso, ainda nos primeiros estágios da doença, o que aumenta as suas chances de cura em até 95%.
Aproveitando o Outubro Rosa, mês de combate e conscientização do câncer de mama, vamos falar mais sobre esses exames tão importantes.
3 exames mais importantes para diagnosticar o câncer de mama
A preocupação com o câncer de mama é um ponto muito importante para saúde da mulher, uma vez que 66 mil novos casos da doença devem acometer as brasileiras em 2021, segundo levantamento do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca).
Nesse sentido, a mamografia, a biópsia da mama orientada por ultrassom e a punção aspirativa da mama podem ajudar no diagnóstico precoce da neoplasia.
Conheça mais detalhes de cada um destes três exames:
Mamografia
É o principal exame para o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Na mamografia, um aparelho radiológico, que emite uma radiação de baixa intensidade, gera imagens de alta resolução das mamas, revelando toda a sua estrutura interna e identificando eventuais nódulos.
Ela é um exame que pode gerar leve desconforto, que não exige nenhum tipo de cuidado prévio e que demora cerca de 15 minutos.
A mamografia é contraindicada para mulheres grávidas e/ou abaixo dos 40 anos, mas que, após essa idade, deve ser feita de forma periódica, conforme orientação médica.
Biópsia da mama orientada por ultrassom
A biópsia da mama orientada por ultrassom é um complemento da mamografia, uma vez que ela consegue analisar eventuais lesões que o exame radiológico não consegue.
Existem diferentes tipos de biópsia da mama, como a biópsia cirúrgica, a por agulha grossa, a do linfonodo e a punção aspirativa, sobre a qual falaremos a seguir.
Na biópsia, são retiradas células do tecido mamário suspeitas de câncer e levadas para um laboratório de patologia para uma análise mais detalhada.
Além do exame orientado por ultrassom, também existem procedimentos que são guiados por mamografia ou ressonância magnética.
A escolha pelo modelo ideal é feita pelo médico, que vai analisar diversas questões clínicas e pessoais do paciente, antes de tomar a sua decisão.
Punção aspirativa da mama
A punção aspirativa da mama também é um tipo de biópsia, onde é usada uma agulha fina, acoplada em uma seringa, para aspiração do tecido.
Assim como nos outros tipos de biópsia, há uma remoção de células da mama suspeitas de câncer.
A coleta do material é conseguida através de movimentos de vai e vem feitos pela seringa, que só terminam quando uma quantidade suficiente de tecido é retirado para análise.
O procedimento da punção aspirativa da mama é considerado invasivo, porém indolor, já que é aplicada anestesia local.
Em alguns casos, mulheres podem ter um desconforto moderado com o exame, que leva até 20 minutos quando a orientação é feita por ecografia.