Eco: (51) 3415-8800 | Tomo: (51) 3415-7700 | contato@ecoetomo.com.br
Resultados: Acesso paciente   Acesso médico

MITOS E VERDADE SOBRE OS CUIDADOS COM O CORAÇÃO


Quando o assunto é coração, muitas dúvidas e algumas afirmações equivocadas surgem. Desta forma, vamos esclarecer mais sobre esse órgão vital do corpo humano!

Emoções podem influenciar no surgimento de doenças – Verdade
Estudos comprovam que as emoções estão associadas a doenças cardiovasculares. Alguns fatores como estresse, ansiedade, medo e preocupação podem acelerar o ritmo cardíaco, causar arritmia, tremores, tontura, suor e respiração acelerada.

Somente obesos tem problema no coração – Mito
Independente do peso, as pessoas podem ter problemas no coração. Por exemplo, pessoas com doenças metabólicas, como diabetes e colesterol alto têm risco maior de doenças cardiovasculares.

Alguns alimentos beneficiam a saúde do coração – Verdade
Alimentos que são livres de gorduras ruins e ricos em antioxidantes ajudam a manter seu coração saudável. Eles estimulam a dilatação dos vasos sanguíneos, diminuindo o risco de doenças. Por exemplo, a castanha é nossa aliada, rica em gorduras boas e minerais, como, magnésio, ferro e zinco, podendo ser incluída em lanches e saladas.

O sinal de infarto é sempre dor no peito e formigamento nos braços – Mito
Apesar da dor no peito e formigamento serem um dos sinais principais, não são os únicos. Os sintomas de infarto diferem de pessoa para pessoa e muitas vezes, são até silenciosos, como a dor nas costas, tosse seca, dificuldade para respirar ou dormir, palidez e enjoos. Esses sintomas costumam se intensificar quando o coração se esforça mais, como em momentos de estresse ou de muito esforço físico. Por isso, procurar seu médico cardiologista e fazer exames com regularidade é tão importante!