Eco: (51) 3415-8800 | Tomo: (51) 3415-7700 | contato@ecoetomo.com.br
Resultados: Acesso paciente   Acesso médico

Entendendo o exame de Ecografia Obstétrica


A Ecografia Obstétrica é um dos principais exames de diagnóstico utilizados para monitorar a saúde e desenvolvimento do bebê durante a gestação. Seu uso permite acompanhar se o crescimento da criança ocorre normalmente, bem como descobrir cedo qualquer irregularidade. Adicionalmente, o exame responde uma das primeiras e maiores curiosidades dos pais: é menino ou menina?

Realizada através de ultrassom, o exame é totalmente inofensivo, sem riscos e indolor para a mãe e o bebê, não exigindo nenhuma preparação prévia. Existem alguns tipos diferentes de ecografia. A mais usual é a 2D (duas dimensões), a obstétrica com Doppler, a 3D e a 4D (em tempo real).

A ecografia é essencial em todas as etapas da gravidez, confira:

1º trimestre: deve ser realizada entre a 11ª e 13ª semanas mais 6 dias, para avaliar anomalias ou malformações que podem ser observadas precocemente. Também verifica o número de fetos, se há gêmeos e a data possível do parto.

2º trimestre: esta ecografia precisa ocorrer entre as 20ª e 22ª semanas de gestação, para rastrear qualquer anormalidade que o feto possa apresentar. Avalia também a placenta, confirma o sexo e investida o risco de pré-eclâmpsia.

3º trimestre: deve ser feita entre as 30ª e 32ª semanas, para detectar algumas anomalias que surgem mais tardiamente. Tem o objetivo também de avaliar o crescimento fetal, quantidade de líquido amniótico, avaliação dos órgãos e vitalidade fetal.

Vale lembrar que a ecografia pode ser repetida quantas vezes forem necessárias, principalmente no caso de gravidez de alto risco!