MITOS E VERDADES SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA
Preconceito e desinformação são os maiores inimigos da prevenção e tratamento do Câncer de Próstata. Por este motivo, preparamos esta lista de Mitos e Verdades sobre a doença!
APENAS O EXAME DE PSA É SUFICIENTE: MITO
O exame de PSA é um exame complementar, cuja função é medir qualquer alteração no funcionamento da próstata. Mas, somente ele, não é suficiente para diagnosticar a doença.
O EXAME DE TOQUE RETAL DÓI: MITO
A única dor que este exame causa é no Ego e no orgulho dos homens machistas mais inveterados. Este exame é rápido e simples, e deve ser feito anualmente a partir dos 45 anos.
Os exames preventivos devem ser realizados periodicamente, mesmo sem indícios: VERDADE
Dada a gravidade da doença, é fundamental que seja feito o acompanhamento anual, mesmo quando os exames dão negativos. As chances de cura chegam a 95% quando o diagnóstico ocorre nas fases iniciais.
O CÂNCER DE PRÓSTATA SÓ ATINGE IDOSOS: MITO
Apesar de 75% dos casos ocorrerem a partir dos 65 anos, também pode atingir homens mais jovens. Existem casos em que o Câncer de Próstata se manifeste a partir dos 50 anos, ou antes, caso haja incidência na família.
A PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS AJUDA NA PREVENÇÃO: VERDADE
A prática de atividades físicas e uma alimentação saudável auxiliam a controlar o peso e reduzir os índices de gordura corporal e auxiliando a regular as funções vitais do organismo.
O AUMENTO DO TAMANHO DA GLÂNDULA PROSTÁTICA É UM SINAL DE CÂNCER DE PRÓSTATA: MITO
O aumento da Próstata acontece com a maioria dos homens à medida que envelhecem, mas esta condição não significa Câncer de Próstata, ou aumento do risco de desenvolver a doença.