Eco: (51) 3415-8800 | Tomo: (51) 3415-7700 | contato@ecoetomo.com.br
Resultados: Acesso paciente   Acesso médico

MANTENHA A SUA CARTEIRINHA DE VACINAÇÃO EM DIA!


A vacinação é a forma mais eficaz de evitar doenças, já que fortalece o sistema imunológico e fornece novos anticorpos capazes de combater vírus e bactérias, os principais agentes transmissores de diversas enfermidades.

A principal etapa de vacinação acontece na infância, mas mesmo para idosos, é um dos melhores métodos para combater doenças sérias, capazes de gerar sequelas ou levar ao óbito.

Com as vacinas, você fica protegido contra as formas mais graves de diversas doenças como tuberculose, poliomielite, tétano, sarampo, hepatite, influenza, febre amarela e claro, a Covid-19, entre outras.

As principais vacinas que devem ser tomadas são:


Difteria, tétano e coqueluche: tomada ainda na infância, é conhecida com Tríplice bacteriana e, na fase adulta, é recomendada geralmente para gestantes, pois permite a transferência de anticorpos para o bebê.

HPV: recomendada para homens e mulheres como forma de prevenção e também no combate a doença em fase aguda, já que a vacinação auxilia o tratamento e a prevenção de novos tipos da doença. Há duas vacinas disponíveis. Uma para meninas e mulheres dos 9 aos 45 anos de idade, e para meninos e jovens de 9 a 26 anos de idade.

Sarampo, caxumba e rubéola: conhecida como Tríplice Viral é tomada no primeiro ano de vida e seu reforço tem um intervalo de no mínimo um mês entre cada um.

Hepatites A e B: podem ser encontradas em formas separadas ou ainda como vacinas conjugadas. Tomadas em três doses.

Varicela (Catapora): voltada principalmente aos imunodeprimidos, e para quem não tiver tomado na infância.

Febre amarela: é indicada aos residentes ou viajantes para áreas onde a doença é endêmica. Entretanto, nos últimos dois anos, um surto da doença aconteceu em diversos lugares do Brasil, reforçando a necessidade da vacinação em todas as idades. A vacina é aplicada em dose única que serve para toda a vida.

Influenza (Gripe): indicada para homens e mulheres de qualquer idade, inclusive gestantes. Além das pessoas que se enquadram em grupos de risco, como diabéticos e asmáticos.

Meningocócica ACWY e B: no caso da primeira, é apenas uma dose e pode ser substituída pela vacina meningocócica C conjugada.

Confira o calendário nacional de vacinação e mantenha sua carteira de vacinação atualizada. Esse é um ato de cuidado e reforço da proteção à sua saúde!