Eco: (51) 3415-8800 | Tomo: (51) 3415-7700 | contato@ecoetomo.com.br
Resultados: Acesso paciente   Acesso médico

ECOGRAFIA DIGITAL DAS MAMAS: SAIBA TUDO SOBRE O EXAME


A ecografia digital das mamas é uma das maneiras mais eficazes de prevenir e identificar com rapidez o câncer de mama, a neoplasia que mais incide em mulheres no Brasil e no mundo.

Aproveitando o Outubro Rosa, mês de combate e conscientização dessa doença, vamos trazer todos os detalhes a respeito desse exame tão importante.

O que é a ecografia digital das mamas

A ecografia digital das mamas, também chamada de ultrassonografia mamária, é um exame de imagem que serve para acompanhar a saúde das mamas sendo indicado, sobretudo, para mulheres mais jovens ou grávidas por não conter radiação.

Ele ajuda a identificar possíveis lesões em seu estágio inicial, aumentando as chances de cura de doenças, como o câncer, por exemplo, e também favorecendo diagnósticos mais precisos.

Através da ecografia mamária é possível encontrar nódulos císticos (aqueles que contêm água) e sólidos (aqueles compostos por múltiplas células).

Caso haja um diagnóstico precoce é possível encaminhar um tratamento menos agressivo.

Como funciona a ecografia digital mamária

Conforme dito anteriormente, a ecografia digital das mamas é um exame de imagem que é feito por um aparelho chamado Ecografo e funciona através de transdutor ‒ aquele instrumento em que o médico desliza sobre a pele do paciente com a ajuda de algum material que facilite o contato, normalmente um gel.

Na prática, quando o médico passa esse aparelho nas regiões da mama, ele gera um som que, ao bater na parte interna do organismo, retorna, formando imagens.

Assim, é possível enxergar de forma detalhada os tecidos e tecer os diagnósticos.

Por se tratar de um exame sem qualquer tipo de radiação, ao contrário da mamografia, da qual falaremos a seguir, a ecografia digital mamária é extremamente segura e também nada invasiva.

Mamografia x ecografia mamária

A ecografia não é a única que acompanha a saúde das mamas, também existem outras, como a mamografia.

A mamografia é um exame radiológico, realizado por um aparelho de raio-x chamado mamógrafo.

Nele, é possível identificar eventuais lesões, sejam elas benignas ou malignas, ajudando no tratamento precoce do câncer.

Apesar de conter um baixo nível de radiação, a mamografia também é um exame seguro e nada invasivo, indicado, principalmente, para mulheres acima dos 40 anos.

A principal contraindicação desse exame é no caso de mulheres grávidas, mas como estas são menos propensas a desenvolver o câncer de mama, não chega a ser uma restrição grave.

Vale ressaltar que a mamografia não substitui a ecografia mamária e vice-versa.

Elas são complementares, o que significa dizer que entregam um diagnóstico mais completo.

Outra diferença importante entre os exames, é que eles são voltados para públicos diferentes e, por isso, devem ser respeitadas às suas delimitações.

Tanto um quanto o outro não é necessário nenhum cuidado prévio e a sua duração não ultrapassa mais que alguns minutos.

A ecografia mamária e a mamografia devem ser realizadas periodicamente, principalmente, a partir dos 40 anos.

Consulte a sua ginecologista para saber de quanto em quanto tempo você deve se submeter aos exames, pois existem fatores de risco, como histórico familiar, obesidade, entre outros, que precisam ser considerados.