Eco: (51) 3415-8800 | Tomo: (51) 3415-7700 | contato@ecoetomo.com.br
Resultados: Acesso paciente   Acesso médico

CONHEÇA 10 FORMAS DE AUMENTAR A IMUNIDADE


Aumentar a imunidade é uma ótima maneira de prevenir doenças e manter a sua saúde em dia.
Existem diferentes maneiras de fortalecer o seu sistema imunológico e, neste conteúdo, vamos trazer algumas delas.

10 formas de aumentar a imunidade
A simples mudança de rotina, a inclusão de hábitos mais saudáveis, e a adoção de uma dieta mais balanceada, rica em vitaminas, podem ajudar a aumentar a sua imunidade.
Veja como deixar as defesas do seu organismo mais fortes com estas 10 dicas, cientificamente, comprovadas:

1. Aposte nos alimentos certos
Alguns alimentos são ricos em vitaminas e nutrientes que ajudam a aumentar a imunidade.
É o caso, por exemplo, dos peixes, que possuem ômega-3, de algumas frutas, como a laranja, que tem vitamina C, e do iogurte natural, rico em probióticos.

2. Evite alimentos industrializados
Assim como existem alimentos que ajudam na defesa do organismo, existem aqueles que prejudicam, como é o caso das comidas industrializadas.
Além de serem prejudiciais à saúde, quando consumidas em excesso, elas também podem causar infecções e baixar a nossa imunidade.

3. Mantenha o seu corpo bem hidratado
Beber água regularmente é muito importante para o sistema imunológico, pois ajuda na defesa do nosso organismo.
O ideal é tomar, pelo menos, dois litros de água por dia. Cuidado para não abusar! Ingerir uma quantia superior a cinco litros, por exemplo, pode aumentar a concentração de sódio no sangue.

4. Invista no consumo de outros líquidos além da água
Além de beber água, é muito importante que você ingira outros líquidos como chás e sucos naturais.
Isso porque algumas dessas bebidas, como o suco de maçã e o chá de hibisco, por exemplo, possuem propriedades antioxidantes, que ajudam no metabolismo, complementando o fortalecimento da nossa imunidade.

5. Controle o seu sono
A quantidade de horas sono, bem como a qualidade delas, é fundamental para o controle da produção de cortisol, o hormônio do estresse.
Especialistas recomendam que se durma entre seis e oito horas por dia para que o corpo e a mente possam descansar o suficiente.

6. Faça atividades físicas
Ainda falando em estresse, praticar exercícios regularmente também controla a produção de cortisol e aumenta os níveis de serotonina, o hormônio do bem-estar.
A realização de meia hora de atividades físicas por dia pode ajudar na criação de anticorpos, que são peças-chave para o nosso sistema imunológico.

7. Cuide das dietas restritivas
Toda e qualquer dieta alimentar deve ser acompanhada de um profissional capacitado, como uma nutricionista ou um médico nutrólogo, por exemplo.
Caso contrário, você pode deixar de consumir nutrientes fundamentais para o seu organismo e deixar seu o corpo exposto às doenças.

8. Não se automedique
A lógica da automedicação é a mesma da dica anterior, não tome nenhuma atitude sem consultar o profissional adequado.
No caso do uso de remédios sem orientação médica, o problema pode ser ainda mais grave, pois o seu organismo pode ficar ainda mais fragilizado.

9. Evite certas substâncias
O consumo de álcool e outras drogas compromete e muito a nossa imunidade, porque eles diminuem a defesa do nosso organismo.
Isso sem falar em todos os outros problemas de saúde que eles podem causar. Se você não conseguir suspender totalmente a bebida, procure diminuir o ritmo.

10. Tome sol diariamente e nos horários adequados
Os raios solares são fonte de vitamina D, uma das principais aliadas na defesa do sistema imunológico e no fortalecimento dos ossos.
O ideal é que se tome um pouco de sol por dia, de preferência, em uma destas duas faixas horárias:
- Até as 10h da manhã.
- A partir das 15h30min.