Eco: (51) 3415-8800 | Tomo: (51) 3415-7700 | contato@ecoetomo.com.br
Resultados: Acesso paciente   Acesso médico

MITOS E VERDADES SOBRE EXAMES PREVENTIVOS


O check-up médico é doloroso – Mito
Muitas pessoas ainda acreditam que os check-ups médicos podem ser dolorosos e que não precisam se submeter a esses processos sem que haja sintomas.
Muito pelo contrário, é a partir dos exames de rotina que você consegue identificar doenças precocemente e ainda evita fazer exames mais complexos.

O check-up é mais importante para quem já chegou à terceira idade – Mito
Você não precisa esperar quando o assunto é a sua saúde, muito menos que os sintomas ou problemas apareçam para realizar consultas médicas.
Os exames avaliam o risco para doenças crônicas e hereditárias, favorecendo para que você tome os cuidados fundamentais, com antecipação e menos dificuldades. Todo investimento com seu bem-estar é válido, afinal é através dele que você consegue garantir uma melhor qualidade de vida!

Mulheres precisam de mais cuidado – Verdade
Além da mamografia, existem outros exames pertinentes para o acompanhamento da saúde da mulher.
Como o exame de densitometria óssea, por exemplo. Modalidade conhecida para prevenção das mulheres porque após o início da menopausa, o nível de estrogênio, um hormônio que protege os ossos, cai e pode causar osteoporose. Mais um sinal de atenção quando falamos de check-ups.

Os homens realizam seis vezes menos exames de prevenção – Verdade
Os dados do Ministério da Saúde endossam a existência de riscos para os homens que, por questões culturais e comportamentais deixam os exames preventivos de lado.
A recomendação é que de dois em dois anos, todos os homens com mais de 40 anos façam exames de saúde e se existir histórico de doenças na família, é preciso antecipar esses exames a partir dos 35 anos.
Lembrando que o exame de Próstata deve ser feito anualmente a partir dos 50 anos!