Eco: (51) 3415-8800 | Tomo: (51) 3415-7700 | contato@ecoetomo.com.br
Resultados: Acesso paciente   Acesso médico

MITOS E VERDADES SOBRE AS VACINAS DA COVID-19


Mitos e verdades sobre as vacinas da Covid-19 ainda são assuntos que geram muitos questionamentos, mesmo com o Programa Nacional de Vacinação Plano Nacional de Vacinação já em pleno funcionamento no país.

Perguntas como “quem deve se vacinar?”, “em que condições?” e “quais são os efeitos colaterais?”, por exemplo, são alvo de debate.

10 mitos e verdades sobre as vacinas da Covid-19
Chegou a hora de você tirar todas as suas dúvidas e descobrir quais são os mitos e as verdades sobre as vacinas da Covid-19:

1. Quem tomou qualquer vacina contra Covid-19 está 100% imune contra a doença.
MITO: as vacinas fazem com que se diminua, de forma considerável, as chances de contrair a doença nas suas formas mais graves, mas elas não impedem que você possa vir a se contagiar com o coronavírus e suas variantes.

2. As vacinas são a melhor maneira de se proteger da Covid-19.
VERDADE: ainda que não garanta uma imunidade de 100%, as vacinas, de maneira cientificamente comprovada, diminuem o número de internações e de óbitos resultantes da doença.

3. Quem tomou a vacina da gripe não pode tomar a da Covid-19.
MITO: ambas as vacinas devem ser tomadas. O cuidado que se precisa ter, é o de respeitar um intervalo de, pelo menos, 14 dias entre a administração de uma dose e outra.

4. Mesmo após a vacina da Covid-19, é preciso continuar usando máscara, álcool gel e manter o distanciamento social.
VERDADE: os cuidados essenciais devem ser mantidos, pois a vacina não garante uma imunização de 100%. Ou seja, podemos continuar transmitindo a doença ainda que o quadro infeccioso seja assintomático ou leve.

5. Quem já teve Covid-19 não precisa se vacinar.
MITO: todos devem se vacinar, mesmo quem já teve a doença. Afinal, o vírus conta com diversas variantes que podem gerar uma nova contaminação.

6. Pessoas que tiverem Covid-19 recentemente ou estão com sintomas gripais devem esperar para tomar a vacina.
VERDADE: segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBim), o recomendado é esperar, pelo menos, quatro semanas do diagnóstico de Covid-19 ou do término dos sintomas gripais para se vacinar.

7. As vacinas podem provocar efeitos colaterais
VERDADE: efeitos colaterais como cansaço, dores no corpo, em especial, no braço que recebeu a vacina, dormência e formigamento são comuns, dependendo do imunizante aplicado.

8. Quem não tiver efeitos colaterais da vacina significa que ela não fez efeito.
MITO: os efeitos colaterais variam de organismo para organismo. Da mesma forma que uma pessoa pode ter todos os sintomas descritos acima, outra pode não apresentar nenhum e isso não significa que a vacina não fez efeito.

9. Existem vacinas melhores que as outras.
MITO: todas as vacinas usadas no Programa Nacional de Imunização (PNI) foram submetidas a estudos clínicos criteriosos que atestam a sua segurança e a sua eficácia. Logo, não há imunizantes melhores que outros.

10. É possível que, no futuro, tenhamos que tomar outras doses de vacina contra Covid-19.
VERDADE: ainda não há estudos conclusivos quanto a isso, mas é bem possível que sejam necessárias doses de reforço no decorrer dos anos.
O que se sabe é que as vacinas atuais garantem uma imunização de, pelo menos, seis meses até a finalização das suas aplicações.
Vale lembrar que muitas pesquisas ainda estão em desenvolvimento e algumas informações podem mudar à medida que os estudos avançam.

FONTES:
https://sbim.org.br/covid-19
https://www.paho.org/pt/documentos/mitos-e-verdade...
https://saude.curitiba.pr.gov.br/19-noticias/881-m...
http://www.uezo.rj.gov.br/mais_noticias/2021/07/mi...
https://www.goiania.go.gov.br/mitos-e-verdades-sob...
https://butantan.gov.br/noticias/9-mitos-sobre-a-c...
https://www.gov.br/saude/pt-br/media/pdf/2021/marc...
https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/paf/coron...