Eco: (51) 3415-8800 | Tomo: (51) 3415-7700 | contato@ecoetomo.com.br
Resultados: Acesso paciente   Acesso médico

EXAME DE DENSITOMETRIA ÓSSEA: CONHEÇA TODOS OS DETALHES


Você já ouviu falar do exame de densitometria óssea?

O procedimento, mais indicado para pacientes da terceira idade, é um excelente aliado no diagnóstico de doenças como a osteoporose e, por consequência, na prevenção de futuras fraturas.

Segundo dados da International Osteoporosis Foundation (IOT), cerca de 500 milhões de pessoas poderão ser afetadas pela enfermidade.

Agora, imagine quantos desses quadros podem ser tratados de maneira mais adequada, com uma diagnose precoce através da densitometria óssea?

Para conhecer mais sobre esse importante exame, fique ligado neste artigo, pois iremos trazer todos os detalhes a respeito desse procedimento.

O que é e como funciona o exame de densitometria óssea?

Densitometria óssea (DMO) é uma exame de diagnóstico por imagem que analisa a massa óssea em determinadas áreas do corpo, como lombar, fêmur e antebraço, por exemplo.

É um procedimento indolor, não invasivo e que se parece bastante com um raio-X convencional.

Cerca de 15 minutos após o início do procedimento, a captura do conteúdo está encerrada e o resultado costuma sair logo em seguida.

Para o que serva a densitometria óssea?

A Densitometria óssea é usada para medir o nível de desgaste da massa óssea e para a detecção da perda de cálcio em seus estágios mais iniciais.

Ou seja, ela ajuda no diagnóstico de osteopenia e da predisposição à osteoporose.

O nível de cálcio nos ossos é o principal fator de mensuração da sua densidade. Portanto, quando o exame aponta que há uma perda significativa e progressiva desse mineral, pode significar que o paciente está com osteopenia e/ou osteoporose.

O procedimento é indicado para pessoas acima dos 65 anos ou com outros fatores de risco, como:

- Falta de vitamina D;

- Doenças intestinais inflamatórias;

- Tabagismo, alcoolismo e sedentarismo;

- Comorbidades como lúpus e artrite reumatóide;

Densitometria óssea x cintilografia óssea

Assim como densitometria, a cintilografia óssea também ajuda no diagnóstico de doenças relacionadas à saúde do esqueleto.

A principal diferença entre os dois exames, no entanto, está em seu método.

Enquanto a densitometria funciona como um raio-X convencional, a cintilografia faz uso de uma injeção intravenosa contendo uma substância radioativa que se concentra nos ossos.