ECOGRAFIA DA PRÓSTATA VIA ABDOMINAL: SAIBA TUDO SOBRE O EXAME
A ecografia da próstata via abdominal é uma das formas mais eficazes de prevenir e identificar com antecedência o câncer de próstata, uma das neoplasias que mais atinge os homens no Brasil.
Você sabia que 29,2% dos casos de câncer que acometem o gênero masculino são de próstata?
Diante desse indicador, nada melhor que aproveitar o Novembro Azul, mês dedicado à conscientização da importância de cuidar da saúde do homem, para falar sobre um exame que pode ser tão útil no combate a essa doença.
O que é e como funciona a ecografia da próstata via abdominal
A ecografia da próstata via abdominal, também chamada de ultrassom da próstata via abdominal, é um exame de diagnóstico por imagem utilizado para analisar órgãos, como bexiga, vesículas seminais e a próstata.
É um exame não invasivo e indolor onde as imagens são geradas automaticamente através de ondas ultrassônicas de alta frequência.
O médico utiliza um transdutor, que, com o auxílio de um gel especial passado sob o abdômen, desliza de um lado para outro à procura dos melhores ângulos.
Para realização da ecografia da próstata via abdominal, o paciente precisa estar com a bexiga cheia. Ou seja, é necessária a ingestão de um grande volume de água horas antes do procedimento (cerca de 4 copos de água).
Com a bexiga dilatada, o médico consegue ver a próstata com maior facilidade e, assim, dar um diagnóstico mais completo.
O exame é rápido, não costuma demorar mais que 20 minutos e não exige nenhum tipo de cuidado posterior.
Por meio das imagens, o médico pode identificar lesões e alterações na região abdominal, como cistos, cálculos, tumores e inflamações.
Ecografia transretal da próstata
O ultrassom transretal da próstata pode ser indicado como uma espécie de complemento do exame anterior.
Ele é indicado em casos em que é necessário um olhar mais próximo e atento da região ou para realizar a biópsia da lesão encontrada.
Ao contrário da ecografia da próstata via abdominal, o procedimento é mais invasivo e pode gerar desconforto, pois é introduzida uma sonda lubrificada no reto do paciente.
Para realização do exame, é necessário fazer uma lavagem intestinal ou fazer uso de laxantes na véspera do procedimento.
Além disso, o paciente também terá de ingerir em torno de um litro de água para encher sua bexiga e facilitar a visualização da próstata.
Quando fazer?
Vale ressaltar que, tanto a ecografia da próstata via abdominal quanto a ecografia transretal da próstata, não são exames que precisam ser feitos periodicamente.
Na maioria das vezes, eles só são recomendados quando o toque retal encontra alguma inconsistência.
Por falar em toque retal, este sim, após os 40 anos, deve ser realizado anualmente ou conforme a orientação do urologista.
Procure seu médico e deixe sua saúde em dia, valorize o seu bem-estar!