Eco: (51) 3415-8800 | Tomo: (51) 3415-7700 | contato@ecoetomo.com.br
Resultados: Acesso paciente   Acesso médico

DEZEMBRO LARANJA: VEJA 5 DICAS PARA APROVEITAR O VERÃO COM SAÚDE


Você sabe o que significa o dezembro laranja?

Assim como o outubro rosa é dedicado à conscientização do diagnóstico do câncer de mama e o novembro azul tem a importância de tratar sobre a prevenção do câncer de próstata, o dezembro laranja também possui a sua bandeira: alertar sobre os perigos do câncer de pele.

Afinal, estamos falando da neoplasia que mais atinge brasileiros.

30% de todos os tumores malignos registrados no país são frutos de câncer de pele, segundo levantamento do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Apesar desse índice, muitas pessoas acabam não dando a atenção devida à doença, pois ela possui um nível de mortalidade relativamente baixo para uma neoplasia.

No entanto, com a chegada do verão e o aumento da incidência de raios solares no hemisfério sul, o cuidado precisa ser redobrado.

Isso significa abrir mão do lazer e deixar a viagem para a praia para depois?

Nada disso. É possível conciliar saúde e bem-estar, sem abrir mão da diversão.

Dezembro laranja: saúde e lazer lado-a-lado

A prevenção é o melhor caminho contra o câncer de pele, mas evitar o sol a todo custo também não é a solução.

O segredo é aproveitar o verão com equilíbrio, buscando a harmonia entre saúde e lazer e seguindo estas 5 dicas de bem-estar:

1) Iniciar os cuidados desde criança

Ainda que a incidência de câncer de pele seja extremamente baixa em crianças e adolescentes, estudos indicam que a exposição prolongada e repetida ao sol desde cedo é um fator de risco para o desenvolvimento da doença no futuro.

Por isso, você pai, você mãe, comece, desde a infância, a cuidar da exposição excessiva dos pequenos aos raios UV.

2) Escolher os horários certos

Evite a exposição solar excessiva entre os horários das 10h e das 15h, pois é a faixa em que os raios possuem maior incidência.

Caso não seja possível evitar o contato, procure se proteger por meio de barreiras físicas e, principalmente, do filtro solar.

3) Cuidar que o mormaço também queima

Muita gente acredita que, pelo fato do sol estar escondido entre as nuvens, ele queima menos.

Quando, na verdade, os efeitos podem ser ainda mais severos, justamente, por essa falsa sensação de que os raios solares não estão fortes.

4) Utilizar o filtro solar com a proteção indicada para o seu tipo de pele

Pessoas com peles mais claras devem usar filtro com fator de proteção mais elevado, como o FS P50, por exemplo.

Já adultos e crianças de pele mais escura podem utilizar um produto com um fator de proteção mais baixo, como um FS P30, FS P15, por exemplo.

Além disso, é recomendado passar um filtro solar próprio nos lábios e utilizar acessórios como bonés, chapéus e óculos de sol.

Qualquer dúvida, consulte o seu médico dermatologista.

5) Comer bem também protege a pele

Existem alguns alimentos que são ricos em carotenóides, pigmento que ajuda na produção de melanina, substância que dá cor à pele e ajuda na proteção contra os raios UVs.

Frutas como manga, acerola, melão e goiaba, além de abóbora, couve e tomate são exemplos de produtos ricos em carotenóides.

Utilize essas dicas e aproveite o verão com sua família e amigos! Afinal, nada melhor do que poder aproveitar sem nenhum peso na consciência.