CONHEÇA OS DIFERENTES TIPOS DE TOMOGRAFIA E PARA QUE CADA UM SERVE
Você conhece os diferentes tipos de tomografia?
Eles podem ser utilizados para analisar diversos órgãos, tecidos e regiões do corpo e colaborar para o diagnóstico de uma série de doenças e outras condições.
Tudo isso graças à qualidade das imagens geradas e aos múltiplos ângulos que podem ser observados pelo médico especialista.
O que é tomografia computadorizada?
Tomografia computadorizada é um exame de diagnóstico por imagem que emite feixes de raio-x, gerando reproduções de alta qualidade, que são processadas por um computador.
Seu principal diferencial em relação a outros procedimentos semelhantes é que ele traz um nível de detalhe muito grande da área examinada e ainda possibilita que ela seja analisada por diferentes planos, aumentando a precisão dos diagnósticos.
Além disso, é um exame indolor e não invasivo, que praticamente não apresenta contraindicações. Não é indicado para mulheres grávidas, devido à exposição do bebê à radiação.
Uma importante vantagem a ser destacada, é que por ser um exame rápido, é bastante utilizado em situações de urgência e emergência. Além disso, é capaz de avaliar diversos órgãos do corpo humano.
Algumas tomografias podem necessitar de uso de contraste para avaliar melhor algumas estruturas, como, por exemplo, vasos sanguíneos ou tumores.
Sobre o contraste, ele pode ser ingerido por via oral ou administrado por via endovenosa ou ainda endorretal, dependendo do que precisa ser estudado.
5 tipos de tomografia e quais suas indicações:
1) Tomografia do tórax
Auxilia no diagnóstico de doenças pulmonares, como pneumonia, embolia pulmonar, asma e tuberculose. Além disso, permite análises cardiovasculares, já que o coração também está na região.
2) Tomografia da coluna
Serve para estudar especialmente a parte óssea da coluna, assim como, as vértebras e demais articulações. Pode identificar a presença de hérnias de disco, tumores, infecções entre outras doenças.
3) Tomografia do crânio
Ao analisar o cérebro e a caixa craniana como um todo, o exame ajuda no diagnóstico de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs), traumatismos, hidrocefalia, tumores e alguns tipos de malformações.
4) Tomografia abdominal e pélvica
Analisa diferentes partes do abdômen. Na inferior, por exemplo, são avaliados órgãos como o fígado, o baço, o pâncreas e a vesícula biliar.
O exame pode identificar hemorragias, tumores e inflamações como apendicite, colecistite, diverticulite, entre outras.
5) Tomografia de membros superiores e inferiores
Serve para identificar e verificar a extensão de fraturas, hematomas e outras lesões nos ombros, braços, cotovelos, punhos, tornozelos, pernas, joelhos e pés.