Eco: (51) 3415-8800 | Tomo: (51) 3415-7700 | contato@ecoetomo.com.br
Resultados: Acesso paciente   Acesso médico

CONHEÇA MITOS E VERDADES SOBRE O CÂNCER DE MAMA


O câncer de mama é a neoplasia que mais incide em mulheres no Brasil e no mundo.

Em 2021, a estimativa é que cerca de 66 mil novos casos da doença acometam as brasileiras. Ou seja, são mais de 43 ocorrências a cada 100 mil mulheres, segundo levantamento do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca).

Aproveitando o Outubro Rosa, mês de prevenção do câncer de mama, vamos trazer mitos e verdades sobre essa doença que tanto preocupa a saúde da mulher.

10 mitos e verdades sobre o câncer de mama

Questionamento a respeito dos fatores de risco da doença, se ela tem a ver com a hereditariedade e das medidas preventivas são comuns quando o assunto é o câncer de mama.

Por isso, confira 10 mitos e verdades sobre o tema e tire todas suas dúvidas a respeito dele.

1) O câncer de mama só aparece em quem tem histórico familiar.

MITO: a questão hereditária é um fator de risco, principalmente, em parentes de primeiro grau e em casos em que o tumor apareceu antes dos 40 anos, mas a doença também atinge pacientes que não têm histórico familiar.

2) Uma batida pode causar câncer de mama.

MITO: nunca um trauma irá desencadear um tumor, pois ele é incapaz de gerar a multiplicação de células malignas de forma descontrolada por si só.

3) Obesidade, tabagismo e alcoolismo são fatores de risco da doença.

VERDADE: assim como o envelhecimento e a terapia de reposição hormonal, todas essas condições podem favorecer o surgimento do câncer de mama.

4) Amamentar pode proteger contra o câncer de mama.

VERDADE: a amamentação reduz o número de ciclos menstruais, o que, por sua vez, diminui a exposição do organismo a hormônios, como o estrogênio, que está por trás de muitos casos de aparecimento de tumores.

5) Anticoncepcionais previnem o câncer de mama.

MITO: até existem anticoncepcionais, que impedem a menstruação, que podem ajudar a prevenir o câncer de colo de útero, mas não há nenhum indício de eficácia contra a neoplasia mamária.

6) A colocação de silicone e utilização de desodorantes antitranspirantes favorece o surgimento da doença.

MITO: não há nenhum estudo que comprove a correlação entre qualquer uma dessas práticas com o câncer de mama. A colocação da prótese mamária, no entanto, pode atrapalhar o autoexame.

7) O autoexame é uma ótima maneira de prevenir o câncer de mama.

VERDADE: aliado à mamografia, o autoexame é forma de detectar a existência de nódulos nos seios e, também, uma maneira de desenvolver a consciência corporal.

8) Menstruar muito cedo e ter filhos depois dos 30 são fatores de risco para a doença.

VERDADE: mulheres que têm mais ciclos menstruais ao longo da vida estão mais expostas ao estrogênio, hormônio responsável por estimular a reprodução das células mamárias.

9) Todo nódulo encontrado na mama é sinal de câncer.

MITO: na verdade, boa parte dos cistos não são malignos. Mas, quando encontrado qualquer caroço, vale investigar.

10) O câncer de mama tem cura.

VERDADE: em especial, quando diagnosticado no início, a doença tem até 95% de chances de cura.