CONHEÇA A ECO PÉLVICA E AS DIFERENÇAS DO EXAME PARA HOMENS X MULHERES
Conheça a eco pélvica e as diferenças do exame para homens x mulheres
A eco pélvica é um exame que pode ser muito útil no diagnóstico de doenças, na identificação de alterações em órgãos importantes e até na detecção da gravidez.
Também é um recurso repleto de particularidades. Por isso, confira quais são as diferenças entre a aplicação em homens e mulheres e como cada gênero deve se preparar para a realização da ecografia.
O que é a eco pélvica?
A ecografia pélvica (ou simplesmente eco pélvica) é um exame simples e seguro, que permite que os órgãos da região do abdômen inferior, a pélvis, sejam analisados em detalhes.
Ele é feito através de um Ecógrafo, equipamento dotado de ultrassons, que facilita a visualização anatômica do organismo.
Pode ser usado para ajudar no diagnóstico de diversas doenças, sobretudo quando vinculadas à bexiga e aos sistemas reprodutores masculino e feminino.
Tumores e cálculos, por exemplo, são algumas das alterações possíveis de serem vistas com a eco pélvica, assim como mudanças no tamanho da próstata e das vesículas seminais, no caso dos homens, e problemas ginecológicos no útero e nos ovários, no caso das mulheres.
No sexo feminino, o exame também permite a detecção e o acompanhamento da gravidez.
Como o exame funciona e as diferenças entre homens x mulheres
O exame pode ser feito de duas maneiras distintas, uma menos invasiva e outra mais.
No primeiro caso, o Ecógrafo é posicionado sobre a região da bexiga, no que os especialistas chamam de via supra púbica.
Já o segundo processo é aplicado de forma diferente em homens e mulheres.
No sexo masculino, é utilizado um equipamento chamado sonda endocavitária, que é introduzida pelo ânus.
Via de regra, é o médico que orienta qual opção será usada, com base em avaliação preliminar.
No sexo feminino, a outra possibilidade é a realização do exame pela vagina, exame mais conhecido como Ecografia Transvaginal.
Esse modelo é mais utilizado para identificação da gravidez em suas fases mais precoces.
Agora, se a ideia é analisar a saúde e a formação do feto, deve ser realizada uma ecografia obstétrica. Nela, podem ser feitas avaliações em imagens 2D, 3D e 4D, para observar a evolução do embrião ao longo da gestação.
O tempo médio da duração de uma ecografia pélvica é de, aproximadamente, dez minutos, mas pode demorar um pouco mais dependendo do quadro.
Preparação para a eco pélvica
A preparação para eco pélvica também varia conforme o tipo de exame.
Quando é usado o método tradicional, menos invasivo, é preciso estar com a bexiga cheia, aconselhamos tomar alguns copos de água.
Para a Ecografia Transvaginal, a mulher não pode estar na fase menstrual do seu ciclo. Já no caso do exame prostático via transretal, o homem deve realizar uma limpeza retal, conhecida por micro-clister, antes da Ecografia.
Muita gente também se pergunta se é necessário estar em jejum ou suspender algum tipo de medicação contínua para a realização do exame. A resposta nesses casos é: não!
Para qualquer outra dúvida, consulte um especialista.