Eco: (51) 3415-8800 | Tomo: (51) 3415-7700 | contato@ecoetomo.com.br
Resultados: Acesso paciente   Acesso médico

OS PRINCIPAIS EXAMES DE IMAGEM PARA PREVENIR O CÂNCER.


O principal fator de risco para o Câncer de Mama é a idade, já que 25% dos casos ocorrem em pacientes com mais de 50 anos. Por este motivo, os exames de imagem pré-câncer são fundamentais para o diagnóstico da doença em estágio inicial - o que aumenta para 95% as chances de cura.

Mas, você sabe quais são esses exames e seus objetivos? Fica tranquila, que vamos explicar cada um deles!

Mamografia

Exame de raios-x específico para detectar lesões benignas ou cânceres em qualquer estágio, inclusive inicial nas mamas. Deve ser realizado anualmente após os 40 anos. O médico especialista pode solicitar que seja realizado com maior frequência.

Ecografia Mamária

É um exame de imagem complementar à mamografia, e deve ser considerada como adjunta à mamografia nas mulheres com mamas densas (especialmente nas mulheres mais jovens). Não deve ser o único exame para rastreamento do Câncer de Mama.

Densitometria Óssea

Simples e rápido, esse é o principal exame para a detecção da osteoporose, doença que aumenta o risco de fraturas. Outra aplicação desse exame é a identificação de tumores nos ossos.

Ecografia Transvaginal

Possibilita o diagnóstico de uma série de patologias nos órgãos reprodutores femininos – como infecções, cistos, endometriose, gravidez ectópica e tumores (benignos ou malignos).

Ressonância Magnética das Mamas

Garante imagens mais precisas dos tecidos moles, identificando tumores não visualizados nos exames de ecografia e mamografia. Entretanto, só é indicado como exame preventivo para mulheres com alto risco de câncer de mama. Seu médico saberá indicar qual se é necessário ou não.